Servidor público pode ser sócio de empresa? O que a lei permite

Última atualização em 2 de outubro de 2026

Essa é uma dúvida muito comum entre os servidores públicos e, apesar da questão parecer simples, ela esconde nuances que podem definir a diferença entre um planejamento legítimo e uma infração disciplinar com consequências graves, incluindo a demissão do cargo.

A resposta curta é: sim, servidor público pode ser sócio de empresa. 

Mas com limitações muito específicas que dependem do tipo de participação societária, do cargo exercido, do estatuto aplicável e da natureza da atividade empresarial.

Este artigo organiza o que a lei realmente diz, o que a jurisprudência consolida e o que está mudando no horizonte legislativo em 2026, para que você possa entender o seu caso com clareza antes de tomar qualquer decisão. Confira agora!

O que diz a Lei 8.112/1990 diz e o que ela realmente proíbe

A Lei nº 8.112/1990, que é o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, é o ponto de partida para qualquer análise sobre o tema no âmbito federal. O art. 117, inciso X, estabelece que ao servidor é proibido:

“participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.”

A leitura desse dispositivo já revela o que é permitido: o servidor pode ser sócio de empresa, desde que sua participação seja como acionista, cotista ou comanditário. O que está vedado não é a participação societária em si, mas o exercício de funções de gerência ou administração.

Essa distinção é fundamental e frequentemente ignorada. A lei não proíbe o servidor de ter quotas em uma sociedade limitada. Ela proíbe que ele administre essa sociedade, que tome decisões operacionais em nome dela, que assine contratos como representante legal, que dirija funcionários. A vedação é sobre o exercício do poder de gestão, não sobre a titularidade de uma participação no capital.

O dispositivo deve ser interpretado restritivamente. A lei não impede que servidores públicos integrem sociedade empresária, independentemente do número de quotas. A restrição é que o servidor não seja sócio-administrador, não figure como gerente de fato ou de direito.

A jurisprudência do STJ e do STF reforça essa interpretação restritiva. Para que haja infração disciplinar configurada no inciso X do art. 117 da Lei 8.112/1990, é preciso que o servidor, necessariamente, tenha atuado de fato e de forma reiterada como gerente ou administrador de sociedade privada. O mero registro formal como administrador no contrato social, sem atuação efetiva, já foi reconhecido pela Controladoria-Geral da União como situação que, por si só, não configura automaticamente a infração.

O que fica permitido, então?

Em tese, um servidor público federal não violará o art. 117 da Lei 8.112/1990 se: participar em sociedade privada apenas na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; participar em fundação, cooperativa ou associação; possuir inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); estiver meramente indicado como sócio-administrador em contrato social, sem atuação efetiva; ou constituir empresa individual de responsabilidade limitada para fins específicos, desconectados da atividade de empresa em sentido estrito e sem a caracterização de atos de administração ou gerência.

Em termos práticos: você pode ter quotas de uma empresa, receber lucros como sócio e participar das deliberações em assembleia. O que você não pode é ser o administrador da empresa, assinar contratos em nome dela, contratar ou demitir funcionários ou exercer qualquer ato típico de gestão empresarial enquanto estiver no exercício do cargo público.

O caso do MEI e a mudança legislativa que está em curso

O microempreendedor individual é o ponto mais sensível e mais mal compreendido nessa discussão. E há uma novidade legislativa importante que precisa ser explicada.

O MEI é uma figura jurídica criada para formalizar trabalhadores autônomos. No MEI, o empresário é ao mesmo tempo titular e administrador do negócio. Não existe separação entre o dono e o gestor: é a mesma pessoa. E é exatamente essa sobreposição que cria o problema jurídico para o servidor público.

A Nota Técnica nº 1.179/2019 da CGU concluiu que servidores públicos federais, em regra, não poderiam constituir MEI, porque o exercício da atividade de microempreendedor individual implica, por natureza, a prática de atos de administração e gerência, o que colidiria com a vedação do inciso X do art. 117 da Lei 8.112/1990.

Esse entendimento gerou muita insatisfação entre servidores que exerciam pequenas atividades paralelas e queriam formalizá-las. E o Congresso reagiu.

O Projeto de Lei nº 2.332/2022, de autoria do senador Nelsinho Trad, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 1º de julho de 2026, em decisão terminativa, e o texto foi oficialmente encaminhado à Câmara dos Deputados para revisão.

O PL 2.332/2022 modifica a Lei 8.112/1990 para permitir que todos os servidores públicos atuem como MEI, exceto aqueles que ocupam funções de confiança ou cargos em comissão. A proposta também estabelece que devem ser observados os casos de conflito de interesses.

Em outras palavras: no momento da publicação deste artigo, o MEI ainda não está liberado para servidores federais pela legislação vigente. O PL aprovado pelo Senado em julho de 2026 está pendente de análise na Câmara dos Deputados. Portanto, constituir MEI enquanto servidor federal continua sendo uma zona de risco jurídico até que o projeto seja aprovado pela Câmara e sancionado pelo Presidente da República.

Para servidores estaduais e municipais, a situação depende do estatuto de cada ente. A Lei 8.112/1990 é o regime jurídico dos servidores civis da União: alcança a administração federal direta, autarquias e fundações federais. Se você é servidor estadual ou municipal, vale o estatuto do seu próprio ente. Muitos estatutos estaduais e municipais copiaram a redação federal, e a regra acaba idêntica. Mas nem todos: há estatutos mais restritivos e carreiras com vedações próprias.

Situações especiais: regime de dedicação exclusiva, conflito de interesses e carreiras com vedações específicas

A análise do art. 117, X, da Lei 8.112/1990 é o ponto de partida, mas não o único. Existem camadas adicionais de restrição que dependem do cargo, do regime de trabalho e da natureza da atividade empresarial.

Regime de dedicação exclusiva

Professores e pesquisadores de universidades e institutos federais frequentemente estão submetidos a regime de dedicação exclusiva (DE). Esse regime vai além da vedação do art. 117: ele implica o compromisso de não exercer qualquer outra atividade remunerada, com exceções muito específicas previstas em norma interna (como atividades de consultoria ou participação em projetos de extensão).

Para esses servidores, ser sócio passivo de uma empresa é tecnicamente possível dentro do art. 117, mas pode conflitar com as obrigações do regime DE dependendo da interpretação da instituição.

Conflito de interesses

A Lei nº 12.813/2013 regula o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder Executivo Federal. Mesmo que a participação societária seja formalmente permitida pelo art. 117 (como cotista sem administrar), ela pode configurar conflito de interesses se a empresa atuar no mesmo setor regulado, fiscalizado ou influenciado pelo cargo do servidor.

Isso significa que um servidor da Anvisa não pode ser sócio de uma empresa farmacêutica, mesmo que seja apenas cotista e não administre. Um fiscal tributário não pode ser sócio de uma empresa de consultoria fiscal que atende contribuintes sujeitos à sua área de atuação. O conflito de interesses tem vida própria e não é resolvido pela mera separação formal entre ser sócio e ser administrador.

Carreiras com vedações específicas

Membros do Ministério Público, magistrados, advogados públicos e servidores de outras carreiras têm vedações específicas previstas em suas leis orgânicas ou estatutos próprios. Para esses profissionais, a análise do art. 117 da Lei 8.112 é insuficiente. É preciso verificar a legislação específica da carreira.

O que fazer antes de tomar qualquer decisão

A orientação mais segura é documentar tudo. Se sobrar qualquer dúvida, faça uma consulta formal por escrito à corregedoria, à comissão de ética ou ao setor de gestão de pessoas do seu órgão, descrevendo exatamente o que pretende fazer: entrar como sócio cotista, sem administrar, em empresa da atividade tal. Guarde o protocolo e a resposta. Uma manifestação oficial arquivada vale mais do que qualquer opinião.

Além disso, a estrutura societária da empresa precisa refletir com precisão a posição do servidor: ele deve constar como sócio cotista, e o poder de administração deve estar formalmente atribuído a outro sócio ou a um administrador não servidor público. Essa distinção precisa estar clara no contrato social registrado na Junta Comercial.

As consequências do erro

Participar da gerência ou administração de empresa privada enquanto servidor público federal configura infração disciplinar prevista no art. 117, X, combinado com o art. 132, XIII, da Lei 8.112/1990. A pena prevista é a demissão. O STJ já analisou casos em que a proporcionalidade da pena foi questionada, mas o tribunal tem mantido a demissão como sanção adequada para condutas comprovadamente reiteradas de gestão empresarial simultânea ao exercício do cargo público.

Conclusão: o servidor pode ser sócio, mas o detalhe faz toda a diferença

A participação societária de servidores públicos é legalmente possível e não é uma aberração jurídica. Muitos servidores têm quotas em empresas familiares, participam de sociedades constituídas antes do ingresso no serviço público ou investem como acionistas em companhias abertas. Tudo isso é permitido.

O risco começa quando a linha entre ser sócio e ser administrador é apagada na prática cotidiana. Assinar um contrato pela empresa. Dar instruções a funcionários. Aparecer em reuniões representando a sociedade. Emitir notas fiscais como responsável. Cada um desses atos pode configurar, dependendo do contexto, o exercício de gerência que a lei veda.

A estrutura jurídica correta, o contrato social bem redigido e a separação formal e prática entre a participação societária e a gestão da empresa são o que protege o servidor de um processo disciplinar que pode custar o cargo que construiu durante anos.

Se você é servidor público e está considerando participar de uma sociedade empresária, constituir uma empresa ou formalizar uma atividade paralela, a orientação de um advogado especializado em direito empresarial e administrativo pode evitar erros que têm consequências irreversíveis.


FAQ — Perguntas frequentes

Servidor público pode ser sócio de empresa? Sim. A Lei 8.112/1990, no art. 117, X, permite expressamente a participação como acionista, cotista ou comanditário. O que é vedado é o exercício de funções de gerência ou administração da sociedade enquanto o servidor estiver no exercício do cargo público.

Servidor público pode ser sócio-administrador? Não, enquanto estiver no exercício do cargo. O inciso X do art. 117 da Lei 8.112/1990 veda especificamente a gerência e a administração de sociedade privada. O servidor pode ser sócio, mas o poder de administração deve estar formalmente atribuído a outro sócio ou administrador não servidor.

Servidor público pode ter MEI? Atualmente não, para servidores federais. A CGU entende que o MEI implica o exercício de atos de administração e gerência, o que conflita com a vedação do art. 117, X da Lei 8.112/1990. O PL 2.332/2022, aprovado pelo Senado em julho de 2026, propõe liberar o MEI para servidores, com exceção dos que ocupam cargos em comissão ou funções de confiança. O projeto ainda depende de aprovação pela Câmara dos Deputados e sanção presidencial.

Servidor público pode ter CNPJ? Ter um CNPJ, por si só, não é vedado. O problema não é o número de inscrição, mas a atividade exercida. Um servidor pode ter CNPJ de uma empresa em que figure apenas como cotista sem administrar. O que é vedado é exercer atividade empresarial ou de gerência por meio desse CNPJ.

Servidor público pode ser sócio de empresa familiar? Sim, desde que sua participação seja como cotista sem exercer funções de administração. Em empresas familiares onde todos os sócios tendem a participar da gestão na prática, é preciso formalizar com clareza que o sócio servidor não exerce esses atos de gestão. O contrato social deve atribuir a administração a outro sócio, e essa divisão precisa ser respeitada também na prática cotidiana.

O que é conflito de interesses e como ele afeta o servidor sócio? A Lei nº 12.813/2013 veda que servidores do Poder Executivo Federal participem, ainda que como cotistas passivos, de empresas que atuem no mesmo setor regulado, fiscalizado ou influenciado por seu cargo. Mesmo sendo legalmente possível ser sócio pelo art. 117 da Lei 8.112/1990, a situação pode ser irregular se configurar conflito de interesses.

Qual é a pena para o servidor que violar essa proibição? A pena prevista no art. 132, XIII, da Lei 8.112/1990 para a participação em gerência ou administração de empresa privada é a demissão. A jurisprudência do STJ confirma a aplicação dessa penalidade em casos de comprovada atuação reiterada como gestor de empresa privada simultânea ao exercício do cargo público.