VOCÊ TEM DIREITO AO FORNECIMENTO GRATUITO DE ENOXOPARINA SÓDICA (CLEXANE, VERSA, HEPARINOX)

Você está novamente grávida ou está planejando engravidar e não entende bem como é o fornecimento da enoxaparina sódica (clexane®, versa®, heparinox®) pelos planos de saúde ou pelo SUS?

 Entenda neste artigo de forma simples e objetiva o que deve fazer.

FORNECIMENTO PELO SUS


Talvez você não saiba, mas a enoxaparina sódica é um medicamento de fornecimento obrigatório e gratuito pelo SUS à todas as gestantes com trombofilia.

O acesso ao medicamento é padronizado de acordo com a sua cidade, então procure a secretaria de saúde do seu município ou do seu estado (se estiver na capital) e lá irão lhe informar sobre os exames e documentos necessários para pegar o medicamento.

Contudo, infelizmente, em diversas ocasiões há a negativa injustificada pela Secretaria de Saúde, sendo as negativas mais comuns quando as dosagens são acima de 40mg e quando as gestantes possuem MTHFR.

Mas pode ficar despreocupada, apesar das negativas serem mais comuns do que parecem, saiba que independente da dosagem ou da sua condição o SUS é obrigado a fornecer a enoxaparina.

Como no caso abaixo, onde conseguimos, através de uma decisão judicial, que o plano de saúde fornecesse de forma imediata o medicamento, ajudando mais uma futura mãe:

Se você quiser maiores esclarecimentos sobre esse tema aperte o botão de WhatsApp aqui nesta página mesmo e teremos o maior prazer em lhe ajudar.

FORNECIMENTO PELO PLANO DE SAÚDE

Com o plano de saúde a história não muda, os planos também são obrigados a fornecerem o medicamento para grávidas com trombofilia independente da dosagem ou da condição.

Neste caso, o procedimento é procurar seu médico (Ginecologista ou hematologista) para a elaboração de Laudo Médico.

Se possível, procure um médico especializado em gestação de alto risco, eles costumam ter maior familiaridade com a confecção de laudos mais específicos e com maiores informações.

No seu laudo médico, deve constar todo o seu histórico médico prévio à conclusão da obrigatoriedade da enoxaparina, especialmente perdas de gestações anteriores (se houver).

É importantíssimo que conste no Laudo o tipo da sua trombofilia e os riscos que correrá caso não seja medicada com a enoxaparina sódica.

Com o laudo em mãos é a hora de procurar seu plano de saúde.

Apresente ao plano de saúde seu laudo médico, exames que comprovem a trombofilia e a comprovação de que está grávida. Essa apresentação deve ser comprovada, por isso, tente mandar via e-mail, protocolo, comprovante de entrega, enfim, o importante é documentar tudo para que, sendo negado, a gente aqui da Kobi & Costa Advogados possa vir a resolver isso pra você.

Depois da apresentação o seu plano de saúde tomará uma das duas decisões possíveis, ou eles lhe fornecerão a medicação ou negará seu pedido.
Se infelizmente você tiver sua solicitação negada é imprescindível que você peça a nossa ajuda através de advogados especialistas para que as medidas cabíveis sejam tomadas o quanto antes, e assim resolvermos o seu problema.

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO é só clicar aqui embaixo no botão do WhatsApp, teremos o maior prazer em te atender, você falará com um advogado especialista nesse tipo de situação.

Kobi & Costa Advogados – Especializados em direito à saúde.

Compartilhar esta matéria

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Sair da versão mobile