O quadril é uma das maiores articulações do corpo humano e, ao longo da vida de uma pessoa, uma das mais importantes. Ela suporta uma grande quantidade de carga, auxilia no equilíbrio e permite movimentos sem os quais os seres humanos não poderiam se locomover da forma que conhecemos.
No entanto, há diversas doenças que podem interferir na saúde do quadril, causando dores, que podem ir de leves a intensas, chegando até mesmo a impedir a realização de movimentos e prejudicando muito a mobilidade e a qualidade de vida do indivíduo.
Em casos como esse, a medicina oferece como alternativa a prótese de quadril. Este artigo vai responder as principais dúvidas sobre esse assunto.
O que é o quadril?
O quadril é uma das articulações mais importantes do corpo humano, formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo, a cavidade da bacia onde o fêmur se encaixa.
Essa área do corpo cumpre muitas funções, como auxiliar na sustentação e locomoção, proteger os órgãos internos e permitir uma grande amplitude de movimentos. O quadril, no entanto, está suscetível a diversas doenças que podem trazer dor e reduzir a capacidade de movimento.
Quais as doenças que atacam o quadril?
Muitas doenças podem desgastar essa articulação como a artrite reumatoide, a artrose, a displasia do quadril ou a espondilite anquilosante.
A maior parte dessas doenças surgem e progridem com o avanço do tempo, sendo mais comuns em pessoas a partir dos 50 anos de idade.
Fraturas em ossos como o fêmur ou a bacia também podem favorecer o desgaste do quadril.
Quais os sintomas de problemas no quadril?
O principal sinal de alguma desordem no quadril é a dor, que normalmente é persistente e pode se manifestar mesmo quando a pessoa está em repouso.
Essa dor, no entanto, pode se manifestar em determinados momentos, o que ajuda a direcionar a hipótese de um problema no quadril:
- Dor ao se agachar para pegar algo no chão ou calçar sapatos;
- Dor na virilha;
- Dor e dificuldade para se levantar de assentos baixos;
- Dor e dificuldade para entrar e sair de um carro ou subir e descer escadas;
- Sensação de quadril travado e barulhos de estalos na articulação;
- Dificuldade para caminhar.
O que é uma prótese de quadril?
A prótese de quadril é uma peça que pode ser de metal, polietileno ou cerâmica e que imita o formato anatômico do quadril, para substituí-lo quando sua estrutura se encontra com algo grau de desgaste.
Quando a prótese de quadril é indicada?
A cirurgia para colocação de uma prótese de quadril é indicada quando há um grande desgaste nessa articulação, causando intensa dor e comprometendo a capacidade de movimentação e locomoção do paciente, reduzindo substancialmente sua qualidade de vida.
Artrose, artrite reumatoide e espondilite anquilosante são as doenças que normalmente causam esse tipo de desgaste, comumente em pacientes da terceira idade. No entanto, pacientes jovens que sofrem fraturas em ossos como o fêmur também podem ser elegíveis a esse tipo de procedimento.
Existe mais de um tipo de prótese de quadril?
Sim, existem diferentes tipos de prótese de quadril, para diferentes estágios do desgaste ósseo. As próteses podem ser totais (quando substituem toda a estrutura do quadril), parciais (quando substituem apenas a cabeça do fêmur) ou resurfacing (quando apenas envolvem a cabeça do fêmur com uma camada de metal.
Esse último tipo é indicado para pacientes com uma boa qualidade óssea, pois mantém uma maior proporção do osso original.
Como é feita a cirurgia para o implante de prótese de quadril?
A cirurgia para colocação de prótese de quadril é feita no centro cirúrgico, sob anestesia geral. O médico realiza uma incisão na coxa do paciente, por onde ele retira as partes desgastadas da articulação.
Depois disso, ele fez o implante da prótese, de acordo com as necessidades do paciente. Durante a cirurgia, o médico tem à disposição, diversas próteses, de tamanhos variados, para implantar aquela que mais se aproxime à anatomia original da pessoa submetida à cirurgia.
O tempo de cirurgia é de cerca de 2h30 e o período de internação é de 3 a 5 dias. No pós-operatório, o paciente deve seguir estritamente as orientações médicas. Como em toda a cirurgia, o implante de prótese de quadril tem riscos e pode gerar complicações.
A prótese, depois de instalada, também pode sofrer desgaste?
A prótese entra no corpo do paciente para realizar as funções do quadril, ou seja: ela também sofrerá todas as cargas e esforços que essa articulação suporta usualmente.
As próteses são concebidas para durar anos, mas uma alta carga de impactos podem limitar essa durabilidade. Portanto, após a implantação desse recurso, orienta-se que o paciente realize atividades físicas de baixo impacto, como caminhada ou natação.
Os planos de saúde podem se recusar a realizar o implante de prótese de quadril?
Existindo indicação médica para a realização do implante de quadril, os planos de saúde não podem se recusar a realizar o procedimento. A recusa, quando já superado o período de carência para cirurgias, é considerada uma prática abusiva.
A Lei dos Planos de Saúde garante que as seguradoras são obrigadas a cobrir os casos de próteses e todos os acessórios necessários ao ato cirúrgico. Além disso, a lei garante a cobertura para todos os tratamentos de doenças referenciadas na Classificação Internacional de Doenças (CID).
Portanto, se o paciente se deparar com recusas do plano de saúde na cobertura do implante de prótese de quadril, orienta-se que busque apoio jurídico especializado em direito à saúde.
Assim, os profissionais do Direito poderão orientar o paciente e protocolar, na Justiça, medidas que garantam a realização da cirurgia conforme determina a legislação.